Home

Ecologia
Interesse pela pesquisa

Maria Carolina Santos fez curso técnico em controle ambiental (Foto: Vinicius Marinho)

Mesmo já tendo tido contato com área ambiental, Maria Carolina Santos, aluna do 6º período de Ciências Biológicas, modalidade Ecologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), só teve certeza do que queria quando já estava na faculdade. “Fiz o curso técnico de controle ambiental e meu estágio foi no controle da poluição de águas. A partir dessa experiência percebi que queria trabalhar com ecologia. No início, não tinha idéia da profissão, mas durante o curso tive certeza de que era isso que queria fazer.”

Para Maria Carolina o curso está correspondendo às suas expectativas, e seus planos são de fazer mestrado na área da ecologia ou da gestão ambiental. “Quero continuar no meio acadêmico, fazendo pesquisa. Esse é um campo muito bom, embora seja preciso ler bastante”, afirma.

O que faz

O bacharel em ecologia estuda o funcionamento dos ecossistemas. Esse profissional pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa, ecologia aplicada e gestão ambiental. Entre as atribuições desempenhadas, estão: avaliação de riscos e de impactos ambientais sobre os meios físico, biológico e antrópico; recuperação e manejo de ecossistemas; ordenamento territorial, envolvendo o planejamento e o zoneamento dos ecossistemas, inclusive do crescimento urbano; monitoramento e controle ambiental, entre outras atividades. Na maioria das universidades brasileiras, o curso ainda é uma habilitação de ciências biológicas.

Áreas de atuação

Com o mercado de trabalho em expansão, o ecólogo pode prestar serviços de gerenciamento, coordenação, auditoria e consultoria ambiental para a elaboração e/ou execução de programas e projetos envolvendo entidades públicas ou privadas. Sua atuação também está aumentando nos órgãos públicos e na iniciativa privada, principalmente no sentido de orientar as empresas de acordo com as leis ambientais vigentes e na avaliação do impacto ambiental que as atividades produtivas possam apresentar.

Especialização

O ecólogo encontra uma variedade de cursos de especialização: ecologia de comunidades, planejamento ambiental, recuperação e manejo de ecossistemas, reciclagem dos resíduos orgânicos, ecologia dos solos, entre outros.

Sem respostas para tudo

Pelo fato de permear todas as áreas das ciências biológicas, a ecologia torna-se uma profissão de atuação bastante ampla. O biólogo e professor do departamento de Ecologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alex Enrich Prast diz que é comum as pessoas se frustrarem com o fato de o ecólogo não ter resposta para uma determinada situação.

“As respostas na ecologia não são simples. Muitas vezes, para entender a ecologia de um lugar, o profissional usa, por exemplo, até princípios da matemática, da física ou da química. É uma área tão vasta que engloba da microbiologia à genética”, afirma.

Para os jovens interessados em seguir nessa profissão, o professor Alex Prast destaca que gostar desse campo é o primeiro passo. “Além disso, é preciso ter um conhecimento variado de todas as áreas. Se você vai, por exemplo, apresentar uma pesquisa, precisa ter domínio de português. Hoje, as profissões, em geral, exigem essa multiplicidade de saberes.”