Mesmo tendo escolhido a carreira de enfermagem desde muito nova, Roseani Motta da Silva, 19 anos, recém-formada no curso técnico em enfermagem do Senac Rio – unidade Bonsucesso só foi conhecer de fato a profissão quando começou o curso técnico.
“Sempre quis fazer graduação em enfermagem. Gosto de sentir que estou sendo prestativa e fico feliz em saber que a pessoa está bem porque ajudei. Decidi fazer o curso técnico antes porque queria conhecer melhor a profissão. Adorei o curso. Não tinha idéia do que era a atividade. O curso me mostrou outros aspectos da enfermagem e confirmou meu desejo de seguir nessa área”, afirma.
Como em todas as profissões, a hora de colocar em prática os conhecimentos aprendidos sempre é um momento difícil. Para Roseani, não foi diferente. “Quando nos vemos dentro de um hospital, lidando com vidas, dá um baque, mas conforme vamos atuando, aumenta a confiança. O técnico em enfermagem precisa observar o paciente como um todo e ficar atento aos mínimos detalhes. Às vezes, uma febre pode não ser nada, mas pode ser, por exemplo, sinal de uma infecção generalizada”, explica.
O que faz
Desenvolve ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, prestando cuidados de enfermagem a pacientes em diferentes fases de tratamento. Entre as atribuições, estão: cuidados de higiene, auxílio na alimentação, curativos, ajuda aos pacientes na realização de procedimentos simples, como cortar as unhas, lavar os cabelos, auxílio na locomoção e preparo e administração de medicamentos.
Áreas de atuação
Postos e clínicas de saúde, hospitais, maternidades, escolas, empresas, creches e atendimento domiciliar. O profissional também atua em programas de higiene, segurança e prevenção de acidentes de trabalho, com a finalidade de promover a integridade humana dos trabalhadores.
Especialização
Existem diversos cursos de aperfeiçoamento, como: curativo, cuidador de idoso, administração e preparo de medicamentos, CTI, hemodiálise, entre outros.
Professora do curso técnico em enfermagem do Senac Rio – unidade Bonsucesso, Janine Bachur define a profissão como a arte de cuidar, que engloba corpo, mente e espírito. “Algo que sempre digo para os meus alunos é a importância de se dedicar e não desanimar diante dos obstáculos. Quanto mais amor você dá ao próximo, mais você receberá em troca. Sei que às vezes é difícil, porque há dias em que também estamos tristes ou chateados, mas o lado profissional deve prevalecer”.
O cuidado com a aparência é outro aspecto destacado por Janine Bachur como fundamental para os técnicos em enfermagem. “A pessoa precisa ser cuidadosa com a sua apresentação, manter os cabelos presos, no caso das mulheres, usar uma roupa adequada. Tudo isso compõe a imagem do profissional”, afirma.