Home

Farmácia
Qualificação é fundamental

Felipe Leal ressalta que os medicamentos são bens de saúde (Foto: Raul Santana)

O maior rigor no cumprimento das leis e a exigência de ter profissionais qualificados nos ambientes de atuação do farmacêutico têm propiciado ao técnico em farmácia o aumento das oportunidades de trabalho. De acordo com o farmacêutico industrial Felipe Leal, o mercado está promissor.

“O técnico em farmácia está capacitado a trabalhar em qualquer área farmacêutica, como por exemplo, a produção de medicamentos em escala industrial ou manipulação magistral, assim como no estoque e na orientação ao consumidor”, afirma Felipe Leal, que é também professor do curso técnico em farmácia do Senac Rio – unidade Bonsucesso. Ele destaca que os medicamentos são bens de saúde e não meramente produtos. Por isso, é fundamental ter pessoas qualificadas atuando.

O que faz

É o profissional da área de saúde que manipula medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos e produtos cosméticos; armazena medicamentos em farmácias, perfumarias e drogarias. Pode também desempenhar funções gerenciais, administrando recursos humanos, estoque e compras, realizando o marketing organizacional e promovendo vendas. Atua na fabricação de produtos farmacêuticos e cosméticos, sempre sob orientação e supervisão do farmacêutico.

Áreas de atuação

Drogarias, perfumarias, farmácias de manipulação, hospitais e indústrias farmacêuticas.

Especialização

Existem diversos cursos de aprofundamento para o técnico em farmácia, entre eles: manipulação de fórmulas, perfumaria, manipulação de cosméticos, composição e formulação de produtos.

Conhecendo a profissão

Miriam Priscila preferiu fazer o curso técnico antes da faculdade (Foto: Raul Santana)

Para ter certeza de que queria mesmo investir na carreira farmacêutica, Miriam Priscila Lins de Lima decidiu fazer primeiro o curso técnico. Além de conhecer mais a profissão, ela conta que é uma possibilidade de começar a trabalhar e ter estabilidade financeira para pagar a faculdade.

“Queria ter uma formação profissional na área de saúde. Ia fazer faculdade, mas decidi pelo curso técnico para ter uma base melhor, até porque ele aborda alguns pontos de forma mais profunda do que na faculdade. Seria um modo também de confirmar se queria mesmo trabalhar naquela área”, afirma Miriam, que está no último ano do curso técnico em farmácia do Senac Rio – unidade Bonsucesso.

Sentindo-se gratificada com o curso, a estudante diz que não se arrependeu da decisão de começar pelo nível técnico. “Estou aprendendo coisas novas numa área que já me identificava. A farmácia é dividida em vários campos de atuação, como homeopatia, controle de qualidade, farmácia hospitalar, manipulação, entre outros. E o interessante é que você não fica restrito a pequenas atuações”.