Quando decidiu fazer o curso técnico em Higiene Dental, Luiza Amélia de Oliveira Marques pensou que teria dificuldades por já ter concluído o ensino médio há algum tempo. Aluna do Senac São Paulo – unidade Tiradentes, ela conta que está quase na metade do curso e até o momento tem conseguido acompanhar o conteúdo. “O método de ensino do Senac é bem detalhado e há sempre prova após a matéria. Dessa forma, só passa quem sabe mesmo.”
Na hora de escolher a profissão, Luiza procurou pesquisar como estava o mercado de trabalho e também conversar com pessoas que já tinham feito o curso. “Sempre gostei de odontologia e como constatei que há boas oportunidades, não tive dúvidas. O curso técnico me surpreendeu muito”, revela a estudante, que já recebeu duas propostas de emprego. “Assim que terminar, farei cursos de aperfeiçoamento para complementar a formação. No futuro, pretendo estudar odontologia, mas quero antes trabalhar na área.”
O que faz
O técnico em higiene dental trabalha sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista. Os procedimentos que realiza são: radiografias, limpeza dos dentes, remoção de tártaro e suturas pós-cirúrgicas, inserção de material restaurador em cavidades já preparadas pelo dentista, higiene bucal e orientação alimentar. Além disso, controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário. O curso tem 1.200 horas, com 18 meses de duração. O aluno recebe a certificação de Auxiliar de Consultório Dentário depois de concluir os dois primeiros módulos, e de técnico em Higiene Dental ao fim do curso.
Áreas de atuação
Consultórios e clínicas particulares de odontologia, serviço público, unidades básicas de saúde e programas de saúde da família.
Especialização
O técnico em higiene dental pode aprofundar seus conhecimentos por meio de cursos de aperfeiçoamento, nos temas: materiais restauradores, informática, periodontia, implantodontia, entre outros.
Habilidade manual, paciência, concentração e serenidade. Estas são algumas qualidades que a coordenadora do curso técnico de Higiene Dental do Senac São Paulo – unidade Tiradentes, Lílian Licatti, aponta como importantes para o exercício da profissão. Segundo ela, algumas atividades são muito minuciosas, é um trabalho quase artístico. “Além disso, é preciso ter um bom relacionamento com as pessoas e saber conversar com o paciente”, afirma.
Lílian Licatti diz que o curso é muito abrangente e as oportunidades na área estão crescendo, assim como a procura. Ela explica que o perfil dos alunos tem sido normalmente de jovens, que ainda estão cursando o ensino médio, na faixa de 18 a 23 anos. “Muitos são profissionais que já estão trabalhando como auxiliares em consultórios dentários e buscam o curso técnico como uma forma de crescer profissionalmente.”