Home

Nutrição e Dietética
Possibilidades diversas

A curiosidade foi o que motivou Natalie Milena a fazer o curso técnico em nutrição (Foto: Divulgação/Senac São Paulo)

Quantas calorias têm os alimentos? Que benefícios trazem para saúde? Foi em busca dessas respostas que Natalie Milena da Silva Inocência decidiu fazer o curso técnico em Nutrição e Dietética, no Senac São Paulo. Ela conta que apesar de ter começado com um pouco de medo, está feliz com sua escolha. “Sempre fui muito curiosa em relação aos alimentos, mas acabei iniciando a faculdade de licenciatura em História. Depois de um semestre, vi que não era isso que queria. Foi, então, que pesquisei os cursos técnicos de nutrição”, afirma.

Após estagiar nas áreas de cozinha industrial e hospitalar, Natalie pretende fazer a graduação em Nutrição, mas antes quer ter o maior número possível de experiências. “O curso foi uma surpresa, não imaginava que a profissão oferecesse tantas possibilidades de atuação. Pretendo experimentar vários segmentos”, diz. Para a estudante, o módulo que parecia ser mais difícil era o de administração. Apesar disso, não teve problemas. “Quando vi as disciplinas, pensei que não fosse me dar bem nessa parte, mas no final, gostei de tudo.”

Para quem quer seguir nessa carreira, ela aconselha: “Antes de escolher uma profissão, é sempre bom pesquisar muito, conversar com profissionais da área e procurar fazer o que gosta. “Assim, as dificuldades ficam mais fáceis de se lidar”.

O que faz

Atua no controle e planejamento dos alimentos nas áreas hospitalar, industrial e comercial, sempre sob a supervisão de um nutricionista. Entre as atividades desempenhadas, destacam-se: transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos, procurando o seu aproveitamento integral, a segurança alimentar e a melhor distribuição. Elabora cardápios adequados ao público-alvo; realiza ações relacionadas com a avaliação do estado nutricional e a educação alimentar para indivíduos, comunidades, operadores de cozinhas, comerciantes de alimentos in natura e industrializados e ainda desenvolve atividades de combate às doenças de origem alimentar e às carências nutricionais.

Áreas de atuação

Restaurantes, escolas, creches, hotéis, supermercados, indústrias de alimentos (produção e cozinha experimental), clínicas para idoso e hospitais.

Especialização

O técnico em Nutrição e Dietética pode aprofundar seus conhecimentos através de cursos de aperfeiçoamento, como dietoterapia (ciência que faz o tratamento de doenças a partir das dietas alimentares); controle sanitário, vigilância sanitária, gestão de pessoas, entre outros.

Criatividade e curiosidade

Márcia Basílio (à direita) em um momento prático do curso (Foto: Divulgação/Senac São Paulo)

Inicialmente restrita às áreas da cozinha industrial e hospitalar, hoje a atuação do técnico em Nutrição e Dietética é bem mais ampla. Coordenadora do curso técnico de Nutrição e Dietética do Senac São Paulo, Márcia Basílio afirma que a profissão se expandiu, e o técnico já está presente no desenvolvimento de pesquisas na cozinha industrial, criando pratos, e na gestão de serviços alimentares, como por exemplo, na gastronomia hoteleira.

“Cada vez mais as pessoas têm interesse pela alimentação. Com isso, aumentam as perspectivas desse profissional, que também pode trabalhar no setor administrativo, no controle de qualidade e microbiológico e na elaboração de cardápio para dietas e pratos normais, sempre com a supervisão de um nutricionista”, destaca.

A formação do curso engloba quatro grandes áreas: saúde pública, dietoterapia com foco hospitalar, administração e desenvolvimento de produtos. Na opinião de Márcia Basílio, a carreira é bastante dinâmica e oferece ao aluno muitas possibilidades de atuação. Entre as aptidões importantes para o exercício da profissão, a coordenadora ressalta a criatividade e a curiosidade. “São qualidades fundamentais para quem quer montar cardápios diferentes e inovar nos pratos”, afirma.