Apesar de não interagir diretamente com o paciente, o técnico em prótese dentária tem uma atuação importante no aspecto social da vida de quem está realizando um tratamento dentário. Com 20 anos de profissão, o professor do curso técnico em prótese dentária do Senac Rio – unidade Bonsucesso, Ronaldo Evandro Rocha de Oliveira, ressalta o lado solitário da profissão.
“O técnico em prótese dentária trabalhará sempre em conjunto com o dentista, confeccionando diversos tipos de próteses de vários materiais. Mesmo sem lidar com os pacientes, e atuando de forma solitária, seu trabalho pode impactar no convívio social das pessoas”, afirma.
Gostar de anatomia é um dos pontos importantes da profissão. Ronaldo Evandro explica que no curso técnico o aluno estudará muito a anatomia da cabeça e do pescoço, assim como a parte de ossos e músculos. “Depois aprenderá a confeccionar as próteses, a fazer escultura. É quase um trabalho de arte. Mesmo com a grande concorrência, ainda há muito espaço profissional. Os laboratórios estão crescendo e existe também a opção da pessoa montar seu próprio negócio”, conclui.
O que faz
É o profissional que atua em conjunto com o dentista no restabelecimento da estrutura anatômica dos dentes, recuperando a estética e a função mastigatória, além de reabilitar a área bucal do paciente. Entre suas atribuições estão: construir modelos odontológicos em gesso; confeccionar próteses parciais e totais em resina; desenvolver próteses fixas em metaloplástico; criar próteses parciais removíveis em metal e fazer aparelhos ortodônticos e ortopédicos.
Áreas de atuação
Clínicas dentárias, laboratórios de próteses dentárias, órgãos públicos e militares e instituições de ensino de curso técnico em prótese dentária.
Especialização
Os técnicos em próteses dentárias encontram várias opções de especialização, como: curso de porcelana para iniciante, próteses totais, cerâmicas (relacionadas a resinas), aparatologia ortodôntica, entre outros.
Foi o dom de fazer trabalhos manuais que levou Vanessa Santos da Silva a seguir na carreira de técnico em prótese dentária. Ela conta que a idéia foi dada pelo marido. “Eu sempre fiz trabalhos manuais e um dia meu marido, conversando com um dentista, veio com a sugestão para eu fazer o curso técnico nessa área. Na hora achei estranho, mas resolvi me matricular no Senac Rio – unidade Bonsucesso. Faltam dois meses para eu terminar e gostei bastante, especialmente da parte de escultura. Estou me identificando muito com a profissão.”
Com planos de montar seu próprio laboratório, Vanessa Santos revela que sua maior dificuldade no curso foi com a confecção de dentaduras. “Sempre existem disciplinas com as quais a gente não se identifica. No meu caso, achei a parte de dentaduras muito difícil, com muitas etapas. Tive que anotar passo a passo para não esquecer. Minha meta é me especializar em escultura, pois é um campo que está crescendo”, afirma.
Um recado que Vanessa Santos dá para quem estiver pensando em seguir a profissão é que vale a pena! “A partir do momento em que se aprende a técnica, qualquer pessoa consegue fazer as próteses”.