Home

Protagonismo juvenil

Você acha que atividades voluntárias ajudam no desenvolvimento de uma cultura mais cidadã? Já participou de alguma?

Comentários

Com certeza, pois além das noções de cidadania e responsabilidade, os jovens aprendem a ser mais humanos, se preocupar mais com os outros, isso tudo fazendo algo que vai beneficiar a ele próprio e muitas pessoas ao redor dele. Sim, o Fiocruz pra Você.

Com certeza. O trabalho voluntário nada mais é do que um exercício de cidadania; e ao contrário do que dizem, é tão legal quanto se pensa. Eu fui professora voluntária por dois anos.

Sim, o mundo não gira em torno do dinheiro. Acho que ser voluntário é uma boa, boa ação, boa atitude, uma forma de ajudar outras pessoas. Eu já dei umas aulas de informática voluntariamente, já ajudei a bibliotecária da minha antiga escola, acho que isso ensina as pessoas a se importarem com outras, cuidado e carinho.

Acho importante para formação do caráter, para aprender com as diferenças e respeitar aqueles que precisam de você. Já participei sim, fui voluntária em uma creche comunitária, tenho lembranças que vou carregar pro resto da minha vida.

Sim, pois dão para o jovem uma noção de solidariedade e até mesmo responsabilidade porque esse jovem passa a se envolver com um trabalho sério. Sim, participei do "Fiocruz pra Você".

Acho sim! Participei de algumas junto aos grupos da minha igreja, mas se não fosse com eles eu talvez não tivesse muita iniciativa. Por isso, acredito na maior divulgação de atividades voluntárias, na conscientização das pessoas sobre a relidade de alguns. Além de promover formas para contribuição de quem possa ajudar.

Queria estar atualizada sobre os assuntos.

Acredito q ajudam sim, de uma forma ou de outra somos sempre voluntários: nas ideias, nas ações e ativamente dentro dos movimentos sociais!!!! É preciso q nós nos sintamos mais humanos e mais interessados com os nossos problemas sociais!!!

Sim. Já participei em um abrigo com idosos. Eu fiquei mais interessada depois que fiz o meu curso Técnico em Enfermagem. Foi aí que conseguir me empenhar no trabalho voluntário e foi muito bom!!!

Claro que sim, eu já participei (e participo) como voluntário. É muito importante porque é um ciclo: vc presta serviços à comunidade, mas ao mesmo tempo recebe informações importantes para a sua formação enquanto cidadão.

Certamente. Participar de atividades voluntárias é uma forma de praticar a cidadania e estimular uma cultura mais igualitária, que tem o bem como essência. Sempre que posso, participo de alguma.

Bom, na minha opinião, participação voluntária é uma das formas de mudarmos o mundo para melhor. Todo ser humano deve fazer serviços voluntários em sua sociedade, isso é exercer seu papel como cidadão e ser um cidadão exemplar e bem visto na sua comunidade. Eu já participei de várias e gostei muito, e vou continuar participando, e futuramente educarei meus filhos a fazerem este papel, que eu acho muito importande.

Com toda certeza sim... Quem já participou deste tipo de atividade sabe exatamente do que estou falando. É muito gratificante ver que vc é útil no mundo e que pode ajudar uma pessoa, minimizando uma situação(como no caso do Haiti) ou até mesmo com palavras (como em palestras). É realmente uma sensação que não tem comparação... e quem executa realmente se torna uma pessoa melhor, mais preocupada com o bem dos demais. Passa a não ver só o seu umbigo.

Participar voluntariamente de atividades que incentivam outras pessoas na descoberta de si mesmo, do outro e, dos relacionamentos, e do conhecimento nos fortalecendo enquanto cidadãos. Participo sempre!

Participar voluntariamente de atividades que incentivam outras pessoas na descoberta de si mesmo, do outro e, dos relacionamentos, e do conhecimento nos fortalecendo enquanto cidadãos. Participo sempre!

O trabalho de voluntário nos dá a visão do quanto é importante ajudar o próximo. Eu sou voluntária de um hospital e sou muito feliz por isso...

Já, e foi ótimo. Falamos de história, fazíamos teatro, passeios para esposição, e tudo isso era pela escola. Projeto IRIS era o nome.

O voluntariado enriquece a vida como um todo, proporciona a alegria de ajudar sem pedir nada em troca e ainda assim receber o carinho de quem encontra ajuda. Eu já fui voluntária, ensinando reciclagem de jornal. Foi uma experiência incrível!

Eu sou assim, às vezes eu gosto de ajudar.

Sem sombras de dúvidas. É uma nova forma que surge para difundirmos cultura e educação. Não é necessário ter ensino superior para ensinar, basta ter boa vontade. Dar à sociedade acesso à leitura, informação sobre temas importantes, como DSTs e meio ambiente, reforço escolar, dentre outras atitudes, são formas de colaborar com a educação da nossa sociedade. Dou reforço de ciências em uma escola estadual, saí da monotonicidade do cronograma escolar para discutir e esclarecer temas polêmicos como células tronco, DSTs, gravidez na adolescência, meio ambiente e controle de pragas e doenças. Percebo um grande interesse dos alunos pelos assuntos e principalmente a quantidade de dúvidas que eles apresentam. Com certeza, tudo o que eles aprendem, passam para a frente fazendo uma conscientização vertical e horizontal. Façam o mesmo, não vão se arrepender!

Sem sombras de dúvidas. É uma nova forma que surge para difundirmos cultura e educação. Não é necessário ter ensino superior para ensinar, basta ter boa vontade. Dar à sociedade acesso a leitura, informação sobre temas importantes como DSTs e Meio Ambiente, reforço escolar, dentre outras atitudes, são formas de colaborar com a educação da nossa sociedade. Dou reforço de ciências em uma escola estadual, saí da monotonicidade do cronograma escolar para discutir e esclarecer temas polêmicos como células tronco, DSTs, gravidez na adolescência, Meio Ambiente e controle de pragas e doenças. Percebo um grande interesse dos alunos pelos assuntos e principalmente a quantidade de dúvidas que eles apresentam. Com certeza tudo o que eles aprendem passam para a frente fazendo uma conscientização vertical e horizontal. Façam o mesmo, não vão se arrepender!

Acho muito importante para a nossa sociedade. Ser voluntário é bom para quem ajuda e para quem está sendo ajudado. Já participei de atividades de voluntariado e gostei bastante! Você se sente feliz por estar ajudando...

Não, sou depedente química, sou jovem e acharia muito importante participar de alguma coisa.

Os jovens precisam se engajar mais na sociedade, para isso, os mesmos podem optar por trabalhos voluntários que vão contribuir para a melhoria de vida de outras pessoas. Em contrapartida estão ajudando a si mesmos a se tornarem pessoas mais ativas na sociedade. Eu já participei como instrutor de informática em alguns projetos sociais em escolas públicas tanto estadual como municipal. Foi uma experiência ótima, e que até hoje sou reconhecido por meus alunos.

Sim. Acredito que deveria existir uma reeducação nos hábitos da sociedade brasileira. Nós, brasileiros, somos um povo hospitaleiro e cordial, precisamos intensificar isso e colaborar na ajuda ao próximo. Participação voluntária é sempre bem-vinda. Existem diversas ONGs que estão atrás de pessoas que queiram oferecer sua mão de obra para ajudar outras pessoas. Participar de projetos sociais, visitar comunidades carentes e abrigos colabora para mostrar às pessoas que existe gente em situação mais carente e necessitada que a nossa. Temos que nos unir e criar uma "energia" capaz de transformar o social.

Sim. Pois ele ajuda jovens, idosos e outros. Ajuda a envolver arte, cultura e muito outros. Eu nunca participei, mas queria participar.

Com certeza, sim. Pois é um meio de levar ajuda ao próximo e até mesmo alegria, entre outros. Além de trazer crescimento interior, de serviço realizado. Já participei e amei.

Com certeza, sim. Pois é um meio de levar ajuda ao próximo e até mesmo alegria, entre outros. Além de trazer crescimento interior, de serviço realizado. Já participei e amei.

Com certeza! Acho também que isso devia ser mais incentivado nas escolas.

Sem dúvidas! O exercício da solidariedade, ainda mais para jovens, exercita o lado humano deste ser que está terminando a sua formação de caráter e que irá refletir em resultados na família, na escola, no futuro profissional... Só existem benefícios! Participei de um projeto chamado 'Vida Urgente' na minha cidade, que trabalha com a conscientização da população a respeito da segurança no trânsito. Com a principal questão da relação bebida x direção.

Comentar