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Registros e Informações em Saúde
Pela qualidade da informação

Claudete Fonseca reforça a importância da postura crítica (Foto: Vinicius Marinho)

Para a coordenadora do curso técnico de Registros e Informações em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Claudete Vilche Fonseca, o aluno que inicia essa formação deve buscar compreender a cidadania como participação social e política. “É necessária uma postura crítica, responsável e construtiva nas situações sociais”, destaca.

Claudete Fonseca observa que o curso tem como elemento fundamental a produção das informações para o planejamento, a avaliação e a gestão dos serviços de saúde. Por isto, a qualidade das informações é central para o sistema de saúde, garantindo a confiabilidade e a agilidade na produção e coleta dos dados.

A coordenadora chama atenção para a importância do prontuário como instrumento que proporciona condições para o acompanhamento da história clínica de cada paciente. E alerta: "O trabalho com os registros e as informações em saúde perderá eficiência se o pessoal de nível médio não estiver preparado adequadamente para atender às necessidades básicas atuais, com métodos e sistemas de menor ou maior complexidade."

O que faz

O técnico de Registros e Informações em Saúde está apto a atuar na organização, administração e coordenação de serviços de documentação, registros e estatísticas de saúde. Ele dá suporte ao atendimento do paciente, organizando os registros clínicos ou prontuários; ajuda no planejamento, no controle e na avaliação das ações e serviços de saúde; e pode trabalhar no apoio às pesquisas e estudos clínicos. Além de guardar, catalogar e manter registros e processar dados, esse técnico também pode produzir informações em saúde, como indicadores gerenciais e epidemiológicos, e relatórios estatísticos.

Área de atuação

O técnico em Registros e Informações em Saúde atua em estabelecimentos de saúde, privados e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). Devido ao local de atuação, ao seu objetivo específico e ao processo de trabalho, é considerada uma profissão da área de saúde, mas também tem clara interface com a área de gestão e planejamento.

Especialização

Uma das opções para os interessados em dar continuidade aos estudos é a graduação em arquivologia, que tem como foco a organização, em qualquer suporte, da documentação dos arquivos das empresas; arquivos históricos e unidades hospitalares. Na grade curricular do curso, consta a disciplina de Arquivos Médicos, cujo conteúdo programático é especialmente focado na documentação gerada nas Unidades de Saúde dos três níveis de atendimento.

Respeito à população

Marcia Cristina ressalta o quanto o trabalho do técnico pode contribuir com o SUS (Foto: Raul Santana)

Aluna do curso técnico de Registro e Informações em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Marcia Cristina Santos Ribeiro considera uma das dificuldades do mercado de trabalho o fato de editais públicos de seleção serem direcionados ao nível médio administrativo sem formação técnica para atuar onde deveria estar o profissional de registros e informações em saúde.

Márcia, que também exerce a função de agente de documentação médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, considera o compromisso e o respeito à população como requisitos essenciais para ser um bom profissional. Como dica para quem vai ingressar na área, a estudante aponta a consciência de que a formação vai além do profissional. "É a oportunidade de contribuir para o processo dinâmico da consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde)."