Apesar da importância do trabalho de prevenção de acidentes e de outras situações que possam comprometer a integridade do trabalhador, muitas empresas ainda não cumprem em sua totalidade as normas de segurança. O professor do curso técnico em segurança do trabalho do Senac Rio – unidade Bonsucesso Denis Lopes explica que cada empresa apresenta um grau de risco que varia de um a quatro. O nível máximo é o que apresenta conseqüências graves, com registro de óbito.
“Infelizmente, a maioria das empresas só cumpre as normas de segurança quando é fiscalizada. A NR4, por exemplo, trata do Serviço de Especialização em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho. Apenas uma pequena parcela cumpre tudo. A empresa de visão sabe que direcionando uma parte dos recursos para área de segurança vai minimizar custos com indenizações trabalhistas e outros prejuízos”, afirma.
No dia-a-dia, o técnico em segurança do trabalho desempenha uma função de grande importância, mapeando as condições de saúde e higiene ocupacional da empresa e identificando variáveis de controle de doença, acidente, qualidade de vida e meio ambiente, sempre de acordo com a legislação vigente. Na opinião de Denis Lopes, esse é um campo muito versátil. “O ideal é que o profissional tenha experiências diversas, em distintos segmentos, e também busque fazer um curso de nível superior para ampliar a área de atuação, porque o técnico, embora tenha conhecimento não pode assinar laudos, nem documentos”, explica.
O que faz
Verifica todas as condições que propiciam risco ao trabalhador, em particular, risco à saúde. É responsável pela elaboração e implementação da política de saúde e segurança do trabalho; faz auditoria, acompanhamento e avaliação de processos em empresas; identifica vetores de doenças, variáveis de acidentes, qualidade de vida e meio ambiente; e promove ações educativas de prevenção de acidentes e qualidade de vida.
Áreas de atuação
O técnico em segurança do trabalho pode trabalhar em diversos segmentos, como: indústrias farmacêuticas e de alimentos; setor portuário; rodovias; construção civil; empresas de consultoria; ferrovias; área de gás e petróleo; comércio varejista, entre outros.
Especialização
Diversos são os cursos disponíveis na área de segurança do trabalho, como meio ambiente; cursos de inglês técnico para compreensão de manuais de equipamentos; projetos de instalação prediais; legislação e procedimentos de prevenção.
Foi a partir da sugestão de um primo que Jefferson Carneiro de Lima, recém-formado no curso técnico de segurança do trabalho pelo Senac Rio – unidade Bonsucesso tomou conhecimento dessa área. Segundo ele, a indicação coincidiu com o momento em que já estava procurando outro campo de atuação.
“Como eu gosto da área de saúde e também de aprender coisas novas, aceitei o convite do meu primo de fazer o curso com ele. Foi surpreendente, superou minhas expectativas. Posso dizer que entrei em um mundo novo. Percebe-se que é um mercado muito bom e gratificante”, afirma.
Decidido a investir na profissão, Jefferson está fazendo o curso de inglês voltado para a área técnica. “Os professores nos orientam a nos aprimorarmos cada vez mais. Uma vantagem dessa área de segurança do trabalho é a possibilidade de contato com pessoas de diferentes segmentos. Proporciona desenvolvermos um círculo grande de amizades”, conclui.