Home

Vigilância em Saúde
Pensando coletivamente

Ângela Casanova: 'um olhar interessado e focado' (Foto: Vinicius Marinho)

Realidade e teoria dialogam durante todo curso de Vigilância em Saúde, garante Maurício Monken, que coordena o Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). "Os alunos têm contato direto com a realidade. Nas pesquisas em comunidades, eles são levados a pensar em ações para solucionar problemas apresentados pela população.” Segundo Monken, existe a perspectiva de que os projetos de intervenção elaborados pelos alunos ao final do curso possam vir a ser aproveitados pelos órgãos gestores do sistema de saúde, como aconteceu em experiência prévia de formação de trabalhadores do SUS em Vigilância em Saúde.

A pessoa formada em vigilância em saúde tende a prestar atenção em detalhes que não reparava antes no local onde mora. A coordenadora adjunta do curso da Escola Politécnica, Angela Casanova, descreve essa atitude como um olhar interessado e focado no que se aprende.

A comunicação também é importante na formação do agente de vigilância em saúde. Os alunos aprendem a trabalhar com imagens (fotografia) e a produzir vídeos, usados estrategicamente nas atividades com as comunidades. As entrevistas feitas para a formulação do diagnóstico do território são outro instrumento de comunicação. Os futuros técnicos ainda aprendem como integrar a produção de informações na saúde para ajudar a comunidade, por meio da busca de dados nos sistemas de informação em saúde, no IBGE e da elaboração e análise de bancos de dados.

Por meio do processo de territorialização de informações os alunos fazem o mapeamento do território visando a localização, análise e o relacionamento destas informações. O mapeamento e as novas tecnologias de geoprocessamento constituem-se como instrumentos básicos de trabalho do agente de vigilância em saúde.

O que faz

Fazer o diagnóstico e planejar a ocupação do território para promover a melhoria da qualidade de vida da população. Essa é a função básica do profissional de Vigilância em Saúde, tendo sempre como norte a promoção e a proteção da saúde. Ele está em contato direto com a população, trabalhando em conjunto, com o objetivo de encontrar respostas aos problemas apresentados no território ocupado. Por isso, o trabalho de campo é fundamental para identificar as condições de vida e analisar aspectos culturais, sociais e econômicos que geram situações de adoecimento.

Áreas de atuação

O técnico em vigilância em saúde é considerado um profissional estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele pode trabalhar como agente de saúde pública, em uma equipe vinculada às instâncias gestoras do SUS ou a outros setores públicos voltados à melhoria das condições de vida da população, e em organizações não-governamentais ligadas à saúde e a cidadania.

Entender a saúde pública

Juliana Corrêa aprendeu a ter uma visão geral da saúde pública (Foto: Raul Santana)

Aluna do 3º ano da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Juliana Corrêa descreve o curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental como amplo, dinâmico e com enfoque prático, de pesquisa e investigação. “Temos vários módulos no curso e aprendemos uma visão geral da saúde pública”, comenta. Ela revela não ter tido nenhuma decepção com o curso e que não imaginava aprender tanta coisa. “Ficamos mais sensíveis aos problemas, já que os vemos na prática. Não é só criticar a saúde pública, mas entender mais”, explica.

Juliana estagia no Laboratório de Educação Profissional de Vigilância em Saúde da EPSJV/Fiocruz, onde organiza informações sobre determinantes sociais de saúde para formação de um banco de dados. Ela divide seu tempo com a faculdade de geografia. Chegou a parar por um ano o curso técnico para fazer o pré-vestibular, mas não conseguiu ficar longe do curso e voltou para concluí-lo. “Muita coisa que eu aprendi no curso técnico aproveito na faculdade. A experiência é muito boa. São três anos e meio de formação, quase uma faculdade” .