Home

Saiba mais sobre o diabetes
Patricia Moreira

O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Os tipos mais comuns são:

· Tipo1 (diabetes melilitus insulinodependente) - geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens, e necessita de insulina para o seu controle;

· Tipo 2 (diabetes mellitus não insulinodependente) – é o diabetes mais freqüente, aparece normalmente após os 40 anos de idade;

· Diabetes gestacional – surge na gravidez, sobretudo se a mulher tem mais de 30 anos, possui casos de diabetes na família e é obesa.

Atenção aos sintomas

Se a doença aparece de repente, geralmente na infância ou adolescência, a causa é a baixa produção de insulina, e os principais sintomas são: perda de peso, muita sede, grande consumo de água, urinar bastante, podendo levar até a quadros graves de desidratação e coma (cetoacidose diabética), ter muita fome e apresentar emagrecimento.

Quando a doença surge na fase adulta, a pessoa pode não apresentar sintomas, ou a doença vem associada a quadros de infecções, por exemplo, infecções urinárias de repetição, dificuldade na cicatrização de feridas e principalmente, aumento de peso e/ou obesidade. Às vezes, o diagnóstico é feito apenas pelo exame da glicose no sangue.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é realmente uma pessoa.

Voltar