Home

O que é normal na menstruação
Patricia Moreira

Cólicas, fluxos intensos, ciclos irregulares. A chegada da menstruação costuma trazer dúvidas e sintomas com os quais as meninas não sabem lidar. É um momento de muitas mudanças. Segundo o ginecologista Márcio Lamblet, chefe do Departamento de Ginecologia do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), apesar de incômodas, na maioria das vezes, as dores são causadas pelo processo natural de saída do sangue pelo útero. Além disso, nessa fase inicial dos ciclos menstruais, às vezes, o volume de sangue é muito grande e a eliminação dos coágulos pode causar cólicas.

“Normalmente o que ocorre é uma adaptação da jovem a essa novidade que é a menstruação. A cólica pode acompanhar a mulher por toda a vida, mas por ser algo novo, às vezes, assusta, e para medir esse incômodo, é preciso acompanhar os casos. Em geral, os analgésicos e antiespasmódicos resolvem o problema. Se a queixa de dor for grande, é preciso avaliar. Pode ser que a posição do útero dentro da cavidade pélvica esteja dificultando a expulsão do sangue ou a jovem tenha alguma outra doença, por exemplo, a endometriose, embora este problema não seja comum nesta fase”, ressalta.

Pílula x cólicas: solução perigosa

Além de proteger as mulheres da gravidez, as pílulas anticoncepcionais regularizam os ciclos menstruais, diminuem o fluxo sanguíneo e conseqüentemente, as cólicas. Entretanto, usar a pílula apenas para se livrar das dores deve ser bem avaliado, caso a caso.

De acordo com o ginecologista Márcio Lamblet, como as adolescentes ainda estão com o corpo em fase de desenvolvimento, os hormônios que compõem a pílula anticoncepcional podem interferir nesse processo. “Uma menina de 13 anos, por exemplo, que não completou os caracteres secundários, como as mamas, não tem vida sexual ativa, se ela quer usar da pílula apenas para regularizar o ciclo menstrual ou diminuir as cólicas, pode ser um exagero. Para esses casos, há outros métodos”, afirma.

Outro risco apontado pelo médico é que o hormônio estrogênio presente na pílula pode reduzir ou paralisar o crescimento de ossos longos, então a adolescente que inicia a pílula muito precocemente pode crescer menos. “Vale a pena correr o risco de uma gravidez ou crescer menos? Tudo isso precisa se avaliado pelo médico em conjunto com a paciente”, adverte.

Ciclos irregulares

O controle do ciclo menstrual começa no sistema nervoso central, na região do hipotálamo. Ele estimula a glândula hipófise a produzir hormônios que atuarão sobre os ovários. São estes os responsáveis pela produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona, que agem sobre o útero, causando o crescimento e o amadurecimento do endométrio (camada que reveste o útero).

Essa produção hormonal se inicia na menina quando ela passa da infância para a adolescência. Segundo Márcio Lamblet, no Brasil, a primeira menstruação acontece entre 9 e 15 anos de idade. “Do momento que menina menstrua até seus 17, 18 anos, é muito comum os ciclos menstruais serem irregulares, pois o processo de produção hormonal está amadurecendo. Elas costumam se assustar quando o volume do fluxo menstrual é grande e a duração do sangramento torna-se excessiva, mas nessa fase, isso é normal”, afirma.

Nesse período também pode acontecer a ausência da menstruação por até três meses ou ela ocorrer no intervalo de 15 dias. O amadurecimento mais precoce ou tardio do eixo hipotálamo-hipófise-ovários pode sofrer interferência de alguns fatores, como aspectos familiares, uso de anticoncepcionais ou hormônios e outras doenças. O ginecologista Marcio Lamblet explica que essas irregularidades do ciclo menstrual tendem a desaparecer ao término da adolescência, mas ele alerta que se isso não ocorrer, deve-se procurar o médico.

Comentários

É normal sentir dor na região aonde sai a menstruação durante o ciclo ???

E noemal o sangue da menstruação sair pelo clitóris também?

Então fiquei 4 dias menstruada ontem veio um pouco só que aí agora minha vagina tá doendo ardendo é normal me ajudem pvfff

Minha vagina doe muito quando estou menstruada isso é normal é ainda sinto cólica normal

Gente minha ppk tá doendo e eu to menstruada, é normal?

Minha menstruação veio aos meus 15 anos, depois fiquei sem menstruar durante 3 meses. Nos primeiros meses de menstruação ela vinha desregulada,e eu ficava 15 dias menstruando. Hoje o máximo de dias que fico é 5 dias.

Olá, agradecemos a todas e todos o interesse pelo Fiojovem e a participação ao enviar comentários. Esclarecemos, no entanto, que não temos consultores médicos permanentes para responder as dúvidas de cada um. Nossa orientação é que procurem um médico se perceberem alguma alteração relacionada ao órgão sexual ou queiram tirar dúvidas. Pode ser um hebiatra (médico que cuida de adolescentes), um clínico geral, um ginecologista ou um urologista (médico especializado no sistema urinário, de ambos os sexos, e no sistema genital masculino). O médico deverá diagnosticar cada caso e indicar o tratamento. Abraços, Equipe Fiojovem.

Mano, eu tbm tenho 14 anos e sinto as vezes

Oi lindinha, essa dor é totalmente normal, fica calma ok?

Olá boa tarde! Tenho 14 anos e sinto uma dor na minha vagina! Eu não tive relação sexual com ninguém e sou virgem.... minha menstruação sai normal. Mas estou preucupada com a dor na minha vagina. Isso é normal? DEVO IR AO GINECOLOGISTA? Menstruei esta semana uns 4 dias atrás. Minha primeira menstruação! Estou com medo!

Tenho uma filha de 3 anos e dps que eu tive ela comecei a tomar remedio o ciclo 21, e dps troquei pelo microvilar, no caso passei 2 e anos e poucos tomando remedios. Mais nesse periodo, dei uma pausa e ja faz 8 meses que parei de tomar remedio pq quero engravidar, mais ate agora não consegui estou tentando ser mamae dinovo mais 8 meses sem tomar nada e nao consigo? Sera que devo procurar um ginecologista

Infelizmente acontece comigo também dor muito forte ...

É normal minha menstruação ser bem forte sair pedaços masudo e gosmentos e sentir cólica intensa e dor na entrada da vagina

Sinto dor na vagina durante a mestruaçao geralmente pela noite mas não sinto colica nenhuma.Isso é grave? OBS:tomo anticoncecional.

Quando estou mestruada sinto dor na vagina geralmente pela noite durante os cinco dias da minha menstruação mas não sinto cólica...Isso é normal? OBS:tomo anticoncecional.

É normal sentir dor na vagina no período de menstruação

Eu fiquei sangrando por 52 dias com intervalo de 3 dias! Fui ao médico e fiz uma transvaginal e deu que o meu útero estava bem, mostrei o meu exame a uma ginecologista e ela tbm me falou que estava tudo bem. Eu não entendo o pq eu estou sangrando tanto assim, algumas vezes em que houveram esses sangramentos eu não tive NENHUM sintomas de menstruação, nada msm! Isso é normal?

O sangue menstrual sai pelo canal vaginal, o clitóris é um órgão completamente diferente que não tem relação nenhuma com a menstruação

É normal na menstruação, o Clítoris Ter Sangramento ??

É normal na menstruação, o Clítoris Ter Sangramento ??

não é normal... acredito que estejam confundindo com a mistura que o absorvente faz com o sangue. O clitóris não tem nenhuma saída para menstruação, apenas a parte interior da vagina. Vejam imagens da anatomia

Também sinto a mesma coisa, mas junto com cólicas e não encontro nada na internet falando a respeito. Sou menor de idade e minha mãe raramente me leva ao médico, por mais que eu peça, então tento buscar respostas sozinhas.

sinto a mesma coisa e sempre quis entender o motivo

Acredito que sim, acontece o mesmo comigo

Eu também gostaria de saber, é MT raro eu sentir cólica mas quando estou mestru...me dói muito até quando sento no vaso para urinar, no banho na água quente passa um pouco!

Não sinto colica embaixo da barriga e sim na entrada da vagina isso é normal ??

Minha menstruação tá atrasado faz 17 dias e eu sou virgem só que estou preucupada

É bom vc procurar um médico poder ser que sua menstruação não esta reguladar corretamente

Olha não se preocupa se acha que vai engravidar porque não vai, como vc disse vc é virgem então não se preocupa, eu tenho 14 anos e minha menstruação atrasa uns 1 mes e meio

Minha menstruação tá atrasado faz 17 dias e eu sou virgem só que estou preucupada

Minha menstruação vem um mes sim um mes não e sempre em datas diferentes isso é normal?

eu também estou com dores nas parte íntima no período menstrual

Sinto o mesmo e não encontro respostas na internet

Nunca tive cólicas menstruais no abdômen sempre LÁ EMBAIXO são sempre dores intensas e muito fortes é normal?

No período pre meatrual é normal a vagina ficar muito sensível??

O meu também dói muito

Alguém sabe me informar se é normal ter dor no clitoris no periodo menstrual ?

É normal sangramento no período da menstruação pelo clitores? Tenho uma prima q está com esse probleminha e está aflita

Sim isso é super normal ! Mais vale procurar um médico :)

Minha menstruação costumava vir muito forte e ficar em torno de sete dias. Desde o mês passado meu ciclo diminuiu muito e permanece por apenas três a quatro dias. Isso é normal?????

Olá, Caroline.

Não podemos dar um diagnóstico sem o acompanhamento de um médico. Equipe Fiojovem.

Oi caroline Depende si o liquido marrom foi no final da mestruaçao entao e normal mais si é no começo da menstruaçao e melhor procupar a resposta a um ginecologista. Beijos.

Tomei a pílula do dia seguinte e veio a minha mestruação com um pouco de líquido marrom. Posso estar grávida?????

É normal doer o clitóris e nas regiões da vagina? Dói um pouco ao lado direito. É uma dorzinha que dá e passa e depois volta. Queria saber se é normal ou não.

Catarina, para que você tenha o diagnóstico preciso e possa fazer o tratamento apropriado, é necessário que seja examinada por um médico.

Grande abraço

Nota mil. E bem claro, sobre o assunto, complicado para nós, mulheres... Vocês estão de parabéns. bjos

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é realmente uma pessoa.

Voltar