Home

Posso engravidar assim?
Fonte: BVS Adolec Brasil

A Biblioteca Virtual em Saúde Adolec Brasil oferece respostas a várias perguntas de adolescentes sobre gravidez. Confira aqui algumas delas.

Tive experiência sexual com meu namorado, usamos camisinha e eu não estava no período fértil e era a primeira vez dos dois. Mas agora minha menstruação está atrasada um dia, gostaria de saber se estou grávida?

Você já sabe que a ausência da menstruação é um dos principais sinais de uma gravidez, não é? O que talvez você não saiba é que se você estiver muito nervosa, isto pode interferir no seu organismo alterando o seu ciclo menstrual, ou seja, pode ser que sua menstruação não tenha descido por este motivo. Outra coisa, é que é super comum a menstruação ser irregular nos dois ou três primeiros anos, não sei se é o seu caso. Se você e seu namorado usaram a camisinha de forma correta, dificilmente você estará grávida mas, para ter certeza mesmo, só procurando um/a ginecologista para um exame. Continue usando camisinha sempre e procure marcar sempre no calendário quando sua menstruação vem, para conhecer o seu ciclo menstrual. Isto é super importante.

Autor da resposta: ECOS - Comunicação em Sexualidade

Só há risco de gravidez com o contado direto do esperma na vagina? Nas "encoxadas" "roça roça" mesmo estando com roupa tambem pode acontecer?

O maior risco é quando existe penetração com ejaculação, porém pode haver gravidez mesmo sem penetração (coito interfemur) ou no coito interrompido (acabar fora). É possível engravidar somente nas preliminares, pois o primeiro conteúdo do líquido do pênis é o mais rico em espermatozóides, que são as células reprodutoras masculinas. Por isso devemos sempre estar atentos com o uso da camisinha, pois além de evitar a gravidez, evita também as transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/AIDS).

Autor da resposta: Departamento de Pediatria. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Ouvi dizer que durante a menstruação podemos ter relações sexuais, sem perigo de engravidar. Quais os dias mais seguros para ter relações sem nenhum risco de engravidar?

Existem duas maneiras de saber se uma garota está no período fértil. A primeira delas, a tabelinha, permite calcular esse período utilizando um calendário. Mas, para que esse método funcione, é preciso que a mulher tenha uma menstruação regular, isto é, que o tempo entre uma menstruação e outra seja sempre o mesmo. Os ciclos menstruais variam de mulher para mulher. A maioria é de 28 em 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias, o que também é normal. Para saber de quantos dias é o seu ciclo e se ele é regular, é preciso que durante no mínimo oito meses você anote em um calendário o primeiro dia da menstruação e o dia anterior ao da próxima menstruação. Se o número de dias entre uma menstruação e outra for sempre o mesmo, é sinal de que seu ciclo é regular e que, portanto é possível estabelecer o seu período fértil por esse método. Num ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre geralmente 14 dias depois do começo da menstruação. Como não dá para voltar o tempo para trás, é melhor dar uma margem de três a quatro dias antes e três a quatro dias depois da ovulação. Considera-se que, para não engravidar, os dias mais seguros são os dias da menstruação, três dias depois da menstruação e sete dias antes da menstruação seguinte.

Mas veja bem, sempre é bom lembrar que indisposições físicas e preocupações podem alterar a ovulação. Assim, existem vários casos de mulheres que engravidaram mesmo estando menstruadas. A segunda maneira de se saber qual é o seu período fértil é pela observação diária do muco cervical. O muco é uma secreção vaginal que, pela ação dos hormônios, sofre diferentes transformações ao longo do ciclo. Para conhecer essas mudanças é preciso colocar o dedo na vagina todos os dias, logo que acordar. Assim que a menstruação acaba, a vagina fica seca por uns dois ou três dias. Depois, o muco aparece, a vagina amanhece molhada, significando assim que o período fértil está começando. No início, o muco é grosso, mas a cada dia vai ficando mais ralo até ficar igual a uma clara de ovo cru. É sinal de que a ovulação vai acontecer. Depois da ovulação, a vagina volta a ficar seca até a chegada da menstruação. O período fértil é aquele em que a vagina amanhece molhada. Portanto, a possibilidade de uma gravidez nessa fase é grande. Apesar da tabelinha e do muco serem usados como métodos anticoncepcionais, a possibilidade de falharem é muito grande. Valem mais para o próprio conhecimento do corpo do que como método. E tem outra coisa, nenhum dos dois protege contra os riscos de uma doença sexualmente transmissível ou da Aids. Daí, o negócio é usar camisinha em todas as relações sexuais, mesmo naquelas que não acontecerem no período fértil, tá?

Autor da resposta: Ecos - Comunicação em Sexualidade

Comentários

Bom dia doutor, poderia me esclarecer uma dúvida? Minha menstruação veio do dia 4 a dia 9 de setembro, depois disso tive um sangramento de três dias dia 24 a 26 e no dia 12 de outubro fiz sexo sem proteção, tomei a pílula no dia 13 de manhã e ainda não menstruei, não ouve ejaculação dentro, posso estar grávida ?

Oi eu e meu namorado ficamos s só no roça roça mas estavamos vestidos ele tava de chort e cueca e eu de chorts e calcinha eu estou no meu período fértil porém ele não ejaculou nem nada tenho medo dele não ter rompido tenho risco de ter perdido a virgindade e engravidar?

fiz relação sexual com meu namorado mas não chegou a entrar muito,e teve liquido pré ejaculatório, e estava no penúltimo dia da minha menstruação, fiz dois testes um 4 dias antes da menstruação vim e um um dia de atraso da menstruação os dois deram negativo mas a menstruação não desce,posso está grávida???

Fiz sexo sem camisinha e o meu parceiro gozou dentro e eu não tomei pilula do dia seguinte, mas 4 dias depois sangrei,há possibilidades de eu está grávida?

Fiz pré limiares com meu namorado, eu estava com roupa e ele sem.. Não houve penetração e ejaculação. . Minha menstruação esta atrasada a 7 dias, tenho dor nos seis, posso estar grávida ?

Eu e meu namorado transamos sem camisinha e eu estava menstruada , sai bastante bastante daquele líquido lubrificante , eu tomo injeção tem risco de eu estar grávida?

Eu e meu namorado tranzamos dois dias tranzamos dois dias apos q a mestruaçao acabou ... Ele n gozo dentro mais o liquido lubrificante pode engravidar? Saiu muito poco uma gota mais ou menos .. Posso estar gravida???

Boa tarde, doutor. Vi seu endereço de e-mail e gostaria de saber se poderia esclarecer uma dúvida muito importante, pois procurei ginecologistas aqui perto e estão todos lotados. Eu fiz sexo desprotegido dia 3 de outubro n havendo ejaculação dentro, sendo q minha menstruação tinha vindo na madrugada do dia 11 para o dia 12 de setembro, e acabei usando a pilula do dia seguinte no dia 4. A menstruação veio na madrugada do dia 17 para o dia 18 de outubro, acabou na sexta dia 23 e fiz sexo novamente desprotegido mas não tendo ejaculação dentro na madrugada do dia 25 para o dia 26. Tive duvidas e tomei a pilula do dia seguinte quanto completou 33h apos o ato, e a segunda dose 45h horas apos. Gostaria de saber se corro grande risco. Obrigada.

É possível engravidar com o dedo introduzido na vagina, contendo só um pouco do líquido lubrificante e estando no pedido fértil?

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é realmente uma pessoa.

Voltar